Conheça as etapas de tratamento de água

Quando falamos sobre saneamento básico, logo se pensa no abastecimento de água e o serviço de esgotamento. Entretanto, pouco se sabe como funciona o saneamento e como se dá o tratamento da água que chega às casas.

A água tratada, que é usada para tantos fins, passa por um longo processo antes de chegar a torneira das casas. Captada em mananciais ou rios, a água que é distribuída em lares passar por diversos procedimentos de filtragem e desinfecção.

Antes de ser distribuída, a água é captada em rios, lagos por poços e passa por uma Estação de Tratamento de Água (ETA), local em que a água passa por processos físicos químicos que a tornam livres de vírus e bactérias, tornando-a própria para o uso.

 

As etapas do tratamento de água

1ª Etapa – Captação

A água sem tratamento e imprópria ao consumo é retirada dos reservatórios. A água, então, passa por um sistema de grades que bloqueia a passagem de elementos sólidos, como pedras, troncos e folhas.

Após o gradeamento, a água segue para a deserenação, onde ocorre a remoção da areia e, finalmente, ela é bombeada para a estação de tratamento.

2ª Etapa – Adução

Por meio de bombas, a água é transportada até a Estação de Tratamento de Água (ETA)

3ª Etapa – Coagulação

A água possui impurezas cujas partículas são tão pequenas que não se sendimentam. Por isso, é adicionado à água coagulantes químicos, como o sulfato de alumínio. Este produto une as partículas de impureza da água e facilita a remoção delas.

4ª Etapa – Floculação

A água é agitada rapidamente por 30 segundos, com a finalidade de aumentar a dispersão do coagulante. Depois, o sistema é agitado de forma lenta, o que permite o contato entre as partículas.

Essa etapa permite que as impurezas se choquem e formem flocos maiores e pesados, facilitando a extração.

5ª Etapa – Decantação

Nesta etapa separa-se, por meio da gravidade, os sólidos sedimentáveis da água. Os sólidos sedimentam no fundo do decantador e acabam sendo removidos.

6ª Etapa – Filtragem

A água é encaminhada para as unidades filtrantes onde é efetuado o processo de filtração. A água é passada através de filtros formados por área grossa, fina, cascalhos, pedregulhos e carvão. Esses elementos são capazes de reter os flocos que passam sem decantar ou outras impurezas.

7ª Etapa – Desinfecção

O cloro é adicionado antes da saída da estação de tratamento. Ele garante que a água chegue sem bactérias e vírus até a casa do consumidor. Além disso, são adicionados também flúor e tem o seu PH controlado.

8ª Etapa – Reservação

A água é reservada em reservatórios com duas finalidades: manter a regularidade do abastecimento e atender as demandas.

 

O ciclo não para

É importante que o ciclo de saneamento não pare no abastecimento. Em cidades com rede de esgoto, a água utilizada em casas e residências é escoada para uma rede de coleta e depois para a estação de tratamento, onde passa por uma nova etapa de higienização para poder ser lançada de volta ao ambiente sem causar danos à natureza.

Com mais de 20 anos de mercado, a Sanear Brasil desenvolve produtos com foco na sustentabilidade. Com fabricação própria e produtos para pronta-entrega, a Sanear também desenvolve projetos padronizados sob medida. Sanear Brasil é a melhor opção para tratamento de Água e Esgoto do Brasil.