Aprenda a como diminuir a sua conta de água

O Brasil é um dos países com maior abundância de água, mesmo assim, os recursos naturais estão cada vez mais escassos e existe uma preocupação em conservar o consumo de água. Existe uma necessidade de conservar e conscientizar a população acerca do consumo consciente.

Quando falamos de residências, a questão vai além da preocupação ecológica, ela também é econômica. Hoje, a conta de água ocupa o segundo lugar nas despesas gerais dos Brasileiros, ficando atrás apenas da conta de luz.

A Sanear, hoje, traz para você algumas dicas a conta de água da sua residência e levar mais sustentabilidade para o meio ambiente.

Irrigar jardins e plantas à noite ou pela manhã

Durante esses horários, a evaporação é bem menor. O que diminui a necessidade das plantas consumirem água. No inverno, a irrigação pode ser realizada em dias alternados, já que o clima frio deixa a evaporação ainda mais lenta.

Fazer a manutenção periódica de conexões hidráulicas.

Por mais que seja uma medida simples, manter a manutenção das suas conexões evita excessos na conta de água, que podem ser gerados por pequenos vazamentos. Sem contar que isso também previne grandes fluxos e rachaduras que se formam.

Não lave calçadas e pisos com a mangueira

Embora essa prática tenha diminuído, é muito comum ver pessoas lavando os pisos e calçadas com a mangueira – e isso gera um desperdício enorme. Ao lavar o quintal e os pisos, opte por usar apenas uma vassoura e um balde de água – de preferência a água usada e descartada para lavar as roupas, por exemplo.

Colete e reutilize a água das chuvas

Armazenar e utilizar a água das chuvas é uma prática sustentável e bastante econômica. A água armazenada pode passar por tratamentos eficientes, tornando-se própria para o consumo e usos nobres, ou então pode ser destinada para as regas de jardim e limpezas.

A Sanear disponibiliza o Chove Chuva. Este filtro recolhe à água vinda das calhas e faz o tratamento completo da água da chuva, tornando-a potável e pronta para o consumo.

O Chove Chuva utiliza o telhado e as calhas como captadores da água da chuva. Essa água passa por um processo de turbilhonamento em torno de um cilindro, que separa a água dos resíduos, folhas e outros materiais. Após este procedimento, a água passa por pedras de calcário, um clorador – para eliminar microorganismos – e por um filtro para reter partículas.

A água tratada pelo Chove Chuva pode ser utilizada em áreas externas ou internas da propriedade. Você pode bombear a água do reservatório para utilizar em sua própria caixa d’água e utilizá-la em chuveiros, torneiras e filtros, por exemplo. 

Com mais de 20 anos de mercado, a Sanear Brasil desenvolve produtos com foco na sustentabilidade. Com fabricação própria e produtos para pronta-entrega, a Sanear também desenvolve projetos padronizados sob medida, entrega e faz instalações em tempos recorde, tudo isso sem perder qualidade. Sanear é a melhor opção para tratamento de Água e Esgoto do Brasil.