6 empresas que fizeram a diferença para o meio ambiente

Ações que promovem a sustentabilidade e o bem estar estão ganhando espaço e hoje apresentam grande impacto nos objetivos, valores e visões das empresas – sejam elas de pequeno ou grande porte.

Projetos que tem como foco a sustentabilidade estão se destacando e, agora, se tornaram parte do planejamento e desenvolvimento das organizações. As empresas passaram a entender que é necessário ações que alcancem todas as esferas da sociedade e, por isso, investem em projetos que têm como objetivo a conservação do meio ambiente.

Este artigo apresenta 6 empresas que foram um diferencial para o meio ambiente e, quando implementadas, mudaram completamente o modo de conservar e falar sobre sustentabilidade.

Ecosia

Para quem não tem tempo de plantar, a Ecosia trouxe uma alternativa virtual para colaborar com o reflorestamento. A Ecosia é uma ferramenta de busca similar ao google e todo o lucro gerado a partir de pesquisas feitas pelos usuários são utilizadas para plantar árvores em várias partes do mundo. Até o momento, o Ecosia cultivou mais de 100 milhões de árvores.

Timberland

A Timberland foi responsável pelo Projeto Latitude. A empresa desenvolveu 500 cases de celular feitos com madeira de reuso. O valor arrecadado pela empresa foi utilizado para plantar árvores na região de São Carlos, no interior de São Paulo.

Papel Semente

A Papel Semente é uma empresa que transforma papéis recicláveis em papéis que podem ser plantados. No processo de fabricação do papel, algumas sementes são implantadas, o que permite que o papel seja plantado no solo. A empresa produz papéis com as sementes escolhidas pelos clientes.

Projeto Reservalores

Esse projeto tem como intuito fazer a limpeza progressiva do mar e da areia na Reserva Ecológica Marapendi, no Recreio dos Bandeirantes, no Rio de Janeiro. A equipe planejou diversas ações como coleta manual do lixo e a produção de materiais de conscientização sobre a preservação do local. A iniciativa é da ONG Guardiões da Mata Atlântica.

Natura

A Natura está presente em 7 países da América Latina e na França com lucro líquido de R$ 61 milhões no terceiro trimestre de 2017. A principal referência da empresa na sustentabilidade é o Programa Logística Reversa que consiste em retirar as embalagens e materiais da empresa utilizados e enviar para a reciclagem. Além disso, a Natura adotou a “Tabela Ambiental” publicada em seus produtos e que informa o impacto ambiental daquele item.

Sanear Brasil

Há mais de 20 anos trazendo produtos com soluções ambientais, a Sanear Brasil possui equipamentos que atendem desde as residências até órgãos governamentais. 

Todos os produtos da Sanear Brasil são voltados para soluções ecológicas, tratando e reaproveitando efluentes e limpando corpos hídricos de possíveis eutrofizações.

 Um dos produtos da Sanear que mais se destaca é o Chove Chuva: o Chove Chuva utiliza o telhado e as calhas como captadores da água da chuva. Essa água passa por um processo de turbilhonamento em torno de um cilindro, que separa a água dos resíduos, folhas e outros materiais. Após este procedimento, a água passa por pedras de calcário, um clorador – para eliminar microorganismos – e por um filtro para reter partículas.

A água tratada pelo Chove Chuva pode ser utilizada em áreas externas ou internas da propriedade. Você pode bombear a água do reservatório para utilizar em sua própria caixa d’água e utilizá-la em chuveiros, torneiras e filtros, por exemplo. 

Com mais de 20 anos de mercado, a Sanear Brasil desenvolve produtos com foco na sustentabilidade. Com fabricação própria e produtos para pronta-entrega, a Sanear também desenvolve projetos padronizados sob medida. Sanear Brasil é a melhor opção para tratamento de Água e Esgoto do Brasil.